domingo, 21 de dezembro de 2014

Resenha - O Iluminado (Stephen King)

Título: O Iluminado
Autor: Stephen King
Número de Páginas: 463
Editora: Suma de Letras

Avaliação: ✰✰✰✰✰ (5/5)


Como fã de Stephen King, não poderia deixar de ler uma das obras mais famosas do autor, não é mesmo?
Muitos começam a ler King por este livro, mas eu sempre tive uma visão ruim da história por não gostar do filme e acabava adiando a leitura, apesar de saber que o livro sempre (ou quase sempre) supera as adaptações cinematográficas.

Com o lançamento de Doutor Sono, comecei a ter uma vontade muito grande de conhecer a história pra depois ler a continuação e acabei comprando o box que a Suma de Letras lançou com os dois livros (O Iluminado e Doutor Sono).

O livro conta a história da família Torrance e sua "estadia" no Hotel Overlook. Esta família é composta por 3 membros: Jack, Wendy e Danny. 

Jack é um aspirante a escritor que possui um passado conturbado principalmente devido à problemas com bebidas. Demitido diversas vezes de diferentes empregos, Jack preocupa-se muito com a forma como irá sustentar a família e, assim, acaba por aceitar o emprego de zelador do Hotel Overlook durante sua baixa temporada, apesar das histórias assustadoras que já aconteceram no hotel, como a de um antigo zelador de inverno que teoricamente sofreu a chamada "síndrome da cabana", devido ao isolamento, e acabou por enlouquecer e matar sua esposa e duas filhas.

O hotel se encontra nas montanhas do Colorado, afastado da cidade, e acaba por isolar-se ainda mais durante o inverno, devido à rigorosa nevasca que atinge a região, tornando impossível que as pessoas transitem de um local para o outro neste período.

Danny, o filho do casal Torrance, de 5 anos, é uma criança extremamente avançada pra sua idade e possui o dom da iluminação. Danny consegue ver situações que aconteceram no passado e, algumas vezes, acontecimentos futuros. Além disso, ele consegue captar alguns pensamentos e/ou sentimentos das pessoas ao seu redor, levando-o a ter um conhecimento geral da situação independente do que lhe é contado.

O hotel carrega forças sobrenaturais que acabam atingindo diretamente a família Torrance e eles não podem escapar facilmente devido à grande nevasca que os impossibilita de sair do hotel. A história se desenvolve a partir daí, então não vou entrar em detalhes porque o legal da história é ler sem esperar o que acontecerá em seguida! :)

Este livro foi completamente incrível, na minha opinião! Por já ter visto o filme, eu esperava uma história com um foco bem diferente do que encontrei e me surpreendi demais! Eu já esperava que fosse amar, apesar de não gostar do filme, porque adoro as obras do King e sabia que o livro seria muito diferente do filme, mas, ainda assim, amei de um jeito completamente diferente do esperado. <3

Durante o desenvolver da história, nada acontece de forma abrupta ou sem explicações, tudo vai se encaixando gradativamente até chegar ao ápice da história, que te impede de parar de ler!

Adorei o final também, muito bem escrito e coerente com os acontecimentos do livro!

Acredito que o mais incrível do King é que ele consegue criar uma história de "casa" (no caso, hotel) mal assombrada, sem clichês, sem cenas incoerentes e te aterrorizando o tempo inteiro! Não existe sequer uma cena do livro em que eu tenha parado e pensado "que ridículo, isso nunca iria acontecer" ou "esse personagem nunca faria isso se fosse real". Isso se deve também à maravilhosa construção de personagens que já é típica do King.

Portanto, é um livro maravilhoso! Indico pra qualquer um, independente de gostar de histórias de terror ou não, o livro vale MUITO a pena!

10 comentários:

  1. Que legal saber que você está escrevendo resenhas, Úrsulla. Eu estava vendo meu Google+ quando descobri seu perfil e, pasme, descobri suas resenhas incríveis.

    Bacana foi analisar que temos diversos pontos em comum (em nossas resenhas (principalmente quanto a "O Iluminado"). Bom, como leitora assídua, nada mais justo que você compartilhe suas experiências de leitura. Ficarei ligado no seu Blog de agora em diante hehe. Por sinal, dei uma pausa no Canal, pois tenho viajado bastante, mas retomarei minhas atividades em fevereiro, e, caso você permita, poderei divulgar seu Blog (creio que uma galerinha que me acompanha passará a seguir o seu trabalho).

    Enfim.

    Abraços,
    Wellington.

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio e pelo apoio!
      Não é preciso se preocupar com a divulgação, estou começando agora e escrevendo por lazer, então vou divulgando aos pouquinhos, sem pressa. Mas agradeço :)

      Excluir
  2. Úrsulla, muito legal sua crítica. Você deu sua opinião de maneira bem clara. E, embora você tenha gostado muito do livro (isso é nítido na sua escrita) você não contou nenhum *spoiler*. Gostei muito, vou começar a seguir o seu blog, OK? BB, Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado!
      Procuro ao máximo não contar nenhum spoiler nas resenhas, isso acaba com o prazer da leitura pra quem ainda não leu :(

      Muito obrigada pelo apoio! :D

      Excluir
  3. Eu não li o livro :\ mas gosto do filme hauhuasa Quais as maiores diferenças? Eu sei que são muitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, são muitas diferenças mesmo! Uhauahuah

      Mas acho que a principal delas é a construção dos personagens... Não sei se você se sentiu da mesma forma quando assistiu ao filme, mas quando eu assisti, senti que não conhecia bem nenhum dos personagens e, às vezes, os acontecimentos eram confusos ou sem explicações.

      No livro, você entende perfeitamente bem o que se passa na cabeça de cada um deles, entende todas as suas atitudes, até mesmo as do Jack.

      Além disso, o lado sobrenatural é muito mais bem explorado no livro! Eu sei que é difícil adaptar muitas das cenas do livro ao filme, por serem passadas dentro do imaginário dos personagens (principalmente do Danny), mas ainda assim é um ponto fantástico do livro e que faz muita falta no filme.

      Também acho que no filme o terror está muito mais centrado no Jack que no hotel, sendo o contrário no livro, tornando também mais interessante (na minha opinião).

      De qualquer jeito, se tiver interesse, leia o livro :D
      Tentei explicar a minha opinião, mas acho que só dá pra entender completamente lendo! Hahaha
      O livro é incrível, você iria gostar com certeza, principalmente por gostar do filme :D

      Excluir
  4. Olá, Úrsula!
    Ah, também amo Stephen King! <3
    Eu não li O Iluminado, mas tô com uma vontade incontrolável de lê-lo depois do lançamento de Doutor Sono.
    Eu assisti o filme, mas já faz muito tempo e não lembro muito bem.
    Parabéns pela resenha, abriu mais minha curiosidade!
    Ah, o próximo livro do mestre que lerei será Misery! Tô pondo muita fé de que vai ser maravilhoso!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, Kaio! :D
      Stephen King é bom demais né <3

      Também fiquei com essa vontade louca depois que lançaram Doutor Sono hahaha, leia que você não vai se arrepender, é ótimo :D

      Vai adorar Misery também, já li e gostei bastante :D

      Excluir
  5. Estou com muita vontade de ler O Iluminado depois que lançaram o Doutor Sono, sou fã do King, os personagens criados por ele são sempre marcantes.

    historiadecordel.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São sempre bem marcantes mesmo, também amo o King <3
      Leia assim que puder, vai amar! :D

      Excluir