domingo, 25 de janeiro de 2015

Resenha - Battle Royale (Koushun Takami)

Título: Battle Royale
Autor: Koushun Takami
Número de Páginas: 664
Editora: Globo Livros

Avaliação: ✰✰✰✰✰ (5/5)

Finalmente estou trazendo a resenha que eu estava devendo desde o início do blog <3 Estou escrevendo aqui principalmente por este ser um dos meus livros favoritos e, na minha opinião, ainda ser pouco falado por aí...

Conheci esta história em 2010 (com o filme) e já me apaixonei de cara! O filme foi muito fiel e bem adaptado, apesar de ser super corrido e da atuação ser péssima em alguns momentos... Quando vi Battle Royale nas livrarias no início de 2014, fiquei louca para ler e devorei em poucos dias quando comprei!

O livro é uma distopia passada no Japão, onde uma escola é escolhida aleatoriamente a cada ano e os alunos selecionados participam de um jogo chamado Battle Royale, no qual devem matar uns aos outros até que sobre apenas um. Supostamente o jogo seria uma forma de pesquisa militar, extremamente necessária para o governo, mas muitos discordam desta afirmação.

A premissa é bastante parecida com Jogos Vorazes, não é? Sim, é praticamente a mesma. Lembrando que o livro foi publicado em 1999, portanto, na minha opinião, Jogos Vorazes perde um pouco de seu valor por ter sido não apenas inspirado, mas praticamente reproduzido outra história com o diferencial de possuir um romance inserido. DESABAFO FEITO. Fãs de Jogos Vorazes, não me levem a mal, não estou desmerecendo a escrita da autora, nem nada do tipo, só precisava compartilhar essa opinião que eu tenho desde o início da "febre" desta trilogia, mas ainda não tinha falado principalmente por poucas pessoas conhecerem Battle Royale. Tenho interesse e curiosidade em ler os livros da Suzanne Collins sim, apesar dos motivos que citei acima, então não pensem que estou aqui falando que Jogos Vorazes é ruim porque não estou. De qualquer jeito, essa é apenas a minha opinião :)

Voltando ao Battle Royale. O livro é simplesmente incrível! A construção de personagens é muito bem feita, mesmo com o grande número de alunos. A história é contada a partir do ponto de vista de vários participantes, alternando entre capítulos, mas o livro foca em um grupo específico, "liderados" pelo Shuya Nanahara.

Não há nenhum momento do livro em que a história se torna chata ou cansativa. O livro se inicia quando os participantes ainda não sabem que estão prestes a conhecer a "arena" de Battle Royale. Todos pensam estar indo para um simples passeio escolar e poucas páginas depois a ação já começa, ainda no ônibus, quando os alunos são sedados. Depois deste ato, tudo acontece de maneira muito rápida e o leitor quer sempre saber o que acontecerá com os personagens no próximo capítulo! Não é possível largar a história até que se chegue na última página!

Já vi pessoas com medo de iniciar a leitura devido aos nomes japoneses (difíceis de lembrar), mas vou responder aqui, caso alguém tenha o mesmo medo: Não se preocupem! Vocês vão se acostumar facilmente, até porque o grupo principal será sempre citado e os nomes vão acabar sendo fixados na memória ao longo das páginas :)

E, por fim, aos fãs de Jogos Vorazes: A probabilidade de gostarem deste livro é alta demais! Aposto que não irão se arrepender de ler, então não deixem de conferir :)

18 comentários:

  1. Olá, Ursulla! Tenho lido muitos comentários positivos a respeito de Battle Royale e estou com muita vontade de lê-lo. Até porque li a trilogia Jogos Vorazes e agora quero conhecer a história na qual Suzanne Collins se inspirou :) O livro parece ser incrível, com uma crítica muito forte. Pretendo ler ainda este ano. Beijos!

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, a história é boa demais! Vai gostar com certeza :)

      Beijosss

      Excluir
  2. Já ouvi bastantes comparações entre esta história e Jogos Vorazes, mas confesso que nunca dei a mínima. Acho que na literatura e no cinema tudo meio que é "reciclado", mas isso não significa que cada história não tenha seu devido valor. Eu adorei JV, então tenho certeza de que iria gostar de Battle Royale, mesmo com os nomes em japonês (já fui acostumada a ler muuuitos mangás!). Fico feliz que você não tenha feito uma enorme resenha-reclamação sobre como as histórias se parecem etc, tentando desmerecer alguma das duas! Parabéns por conseguir ser imparcial!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Eu admito que já me incomodou bastante e já foi motivo de adiar a leitura de Jogos Vorazes, mas hoje em dia não penso mais assim... Pretendo ler toda a trilogia antes do lançamento do último filme! Só escrevi um pouco sobre a minha opinião, mas acho que o foco da resenha deve ser sempre o livro, não comparações Hahaha!

      Muito obrigada! :D

      Excluir
  3. Eu li Jogos Vorazes e adorei. Agora já comprei Battle Royale e estou esperando a saraiva entregar. Acredito que vou gostar muito por todas as resenhas que já li. Fiquei muito decepcionada com a Suzzane Collins dizer que nunca tinha ouvido falar de Battle Royale, sendo que o livro foi e ainda é super famoso. Mentira deslavada que só fãs cegos acreditam. Mas acredito que ambas as histórias tenham o seu valor, principalmente porque Jogos Vorazes tem toda uma história que vai além dos jogos. O meu ódio mortal é só o triangulo amoroso. Tem nada em um livro que eu odeie mais do que triangulo amoroso.
    Gostei da resenha, espero que leia Jogos Vorazes também, bjs ;)

    http://alinestechitti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca procurei entrevistas nem nada pra ver o que a Suzanne Collins falava sobre Battle Royale, mas se ela disse que nunca tinha ouvido falar, realmente acho difícil de acreditar... Sim, com certeza ambas tem seu valor, concordo com você! Hahaha, eu gosto de triangulo amoroso dependendo do contexto e do livro, mas não posso falar sobre JV porque ainda não li... Mas lerei sim, coloquei como meta ler os 3 antes do lançamento do último filme! :)

      Beijoss

      Excluir
  4. Já faz um tempo que vejo Jogos Vorazes sendo associado a este livro, o que também me deixou um pouco triste em relação a JV, já que a inspiração tende ao exagero. Mas se for assim, também poderia dizer que a maioria dos romances são cópias um do outro, pois a base da história é bem similar. Então eu diria que já 'superei" essa associação que tende a depreciar JV.
    De qualquer forma, tenho muito interesse por este livro, pois me parece uma obra mais elaborada e com mais ação ainda. Um dia ainda o lerei.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já "superei" Hahaha. No início me incomodava demaissss, mas depois isso foi passando... Hoje em dia ainda me incomoda um pouco, mas nem chega perto do que eu sentia antigamente! O livro é incrível, se tiver interesse, leia sim, vai adorar! :D

      Excluir
  5. Olá,
    Eu morro de vontade de ler esse livro, ainda mais por ter gostado tanto de Jogos Vorazes e eles tem uma premissa bem semelhante. Quero muito ler e comprar, pena que ele quase nunca entra em promoção.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil encontrar este livro em promoção mesmo :( Mas fica de olho que de vez em quando aparece! :D
      Espero que encontre, porque é bom demais!

      Beijosss

      Excluir
  6. Oie, Ursulla.
    Fiquei super curiosa com esse livro quando li resenha no finalzinho do ano passado. Acho que vou pedi-lo de aniversário, inclusive. Gosto da capa, o nome tem uma sonoridade legal e a trama é fantástica (sim, lembra Jogos Vorazes, mas ao mesmo tempo sei que é muito diferente!)
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peça sim! :D Vai aproveitar muito seus momentos de leitura, vale muito a pena! A capa é ainda mais bonita pessoalmente e a história é realmente fantástica :D

      Beijosss

      Excluir
  7. Oii, tudo bem?
    Não acredito que nunca tinha ouvido falar de Battle Royale!
    Preciso ler para tirar minhas próprias conclusões a respeito da semelhança com Jogos Vorazes, no caso a semelhança de Jogos Vorazes com ele...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim e com você? :)
      O livro é muito bom, leia sim! Também ainda preciso ler JV pra poder conhecer melhor as semelhanças e diferenças... Mas Battle Royale vale demais a pena, independente das comparações! :D

      Beijosss

      Excluir
  8. Fiquei animada para ler! Assim que puder, vou comprar o livro!

    ResponderExcluir
  9. Eu conheci esse livro através da comparação de Jogos Vorazes e fiquei maravilhada com a premissa, então aproveitei uma promoção e paguei 20 reais! Só que agora ele está empacado na estante por causa do tamanho que me assusta um pouco, mas sua resenha trouxe a animação de lê-lo de volta, quem sabe ele não é uma das minhas próxima leituras! A escrita e a história devem ser incríveis mesmo para ele seguir um bom ritmo e não se tornar cansativo em nenhum momento! Também tenho bastante curiosidade de ver o filme.
    Beijos!
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiiim, não se assuste com o tamanho! :D A escrita do autor é maravilhosa e o livro é cheio de ação o tempo todo, as páginas voam! O filme também é legal, mas acho a atuação bem forçada em várias partes hahaha

      Beijosss, boa leitura! :)

      Excluir