domingo, 8 de fevereiro de 2015

DISCUSSÃO: Comparações e Qualidade da Leitura


Oi gente, tudo bom? :)
Vim hoje aqui fazer uma postagem um pouco diferente do que vocês estão acostumados a ver aqui no blog. Queria falar com vocês sobre comparações e qualidade de leitura.

No fim do ano, percebi muita gente querendo mostrar quantos livros tinham lido ao longo de 2014 e acho isso até bem legal. Acredito que muitos ficam felizes de compartilhar suas metas cumpridas e mostrar que conseguiram alcançar seus objetivos de leituras. É muito bom quando estabelecemos uma meta e conseguimos alcançá-la ou até mesmo ultrapassá-la. Eu mesma fico muito feliz em meses que consigo ler mais do que estou acostumada ou quando completo alguma maratona com sucesso.

O problema é que eu via muita gente competindo, querendo ler mais que os outros ou achando que é um melhor leitor por ter lido mais de 100 livros em 2014. Na minha opinião, ler mais ou menos livros não torna ninguém melhor ou pior que o outro, até porque cada um tem seu próprio tempo e seu próprio gosto literário. Além disso, não necessariamente a pessoa que leu mais livros foi a que leu mais. Ler um livro de 1000 páginas equivale a 4 livros de 250, o que altera muito no resultado final também.

Será que correr contra o tempo a fim de ler o maior número de livros possíveis é a melhor opção? Acredito que existem vários tipos de livros, dentre eles existem aqueles que precisam de uma dedicação maior de tempo e uma reflexão mais aprofundada e aqueles que podem ser lidos em apenas uma tarde, para relaxar. Gosto muito de ler e sou a favor de maratonas literárias porque gosto de me impor metas e cumpri-las, mas acho que os livros precisam ser escolhidos adequadamente e encaixados dentro do seu próprio limite de tempo livre, sem comparações sobre quem está lendo mais ou quem leu os melhores livros, porque isso não existe. Cada um aproveita suas leituras da sua maneira.

Do mesmo jeito que eu não acho que uma pessoa que leu mais de 100 livros ao ano está errada por julgar que esta não fez uma leitura aprofundada, aproveitando os detalhes de cada livro; também não acho que uma pessoa que leu apenas 5 livros está errada, por ter lido muito pouco. Todos estão certos do seu próprio jeito, o que importa é satisfazer a si próprios.

O que vocês acham sobre essas comparações? E sobre a quantidade de livros lidos? Acham que cada livro precisa de um tempo específico para ser lido ou gostam de ler a maior quantidade possível em pouco tempo? Deixem suas opiniões nos comentários! :)

36 comentários:

  1. Concordo! Acho que cada um tem a sua forma de ler... Eu, por exemplo, tenho livros que leio muito rápido e outros que sou capaz de demorar meses a ler! Eu acho que realmente é bom termos metas, mas para nos desafiarmos a nós próprios, não aos outros...
    Adorei este seu ponto de vista! É uma boa ideia fazer este tipo de comparações, vou ficar à espera de mais :D

    http://theliterarybusiness.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Também adoro metas e maratonas, mas pra desafiar a mim mesma e tentar ler um número maior do que consigo normalmente. :)

      Fico muito feliz que tenha gostado! :D
      Beijosss

      Excluir
  2. Concordo plenamente com o que você disse Ursulla! Em geral eu nem me imponho metas de leitura, mas como participo de muitos desafios, eles acabam sendo uma "meta". Nunca liguei para comparar a quantidade de livros que li com os outros, justamente pelo que vc falou. Cada um tem seu ritmo de leitura e o meu não é melhor ou pior que o de ninguém. Sempre li muito rápido, então acabo conseguindo ler bastante livro, mas as vezes preciso passar alguns dias sem conseguir ler nada. Cada um com sua rotina né?
    Ótimo post! Bom para as pessoas refletirem e ao invés de se comparar com os outros, tente bater seus próprios recordes, não é?

    Beijos,
    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu gosto muito de ler, mas existem períodos do ano em que estou super atrapalhada com várias outras coisas ou simplesmente com vontade de me dedicar a outras atividades, então acredito que cada um deve seguir seu ritmo sem se importar com o outro, porque isso não faz muito sentido, na minha opinião :)

      Obrigada, que bom que gostou! Espero que bastante gente reflita um pouco mais sobre isso mesmo, gostaria muito :D
      Beijosss

      Excluir
  3. Adorei a discussão! Acho que cada pessoa tem um ritmo e um nível de enlace com a leitura/literatura. Eu prefiro ler pouco, mas apenas os livros que sei que farão diferença na minha vida. Ano passado só consegui ler 52 livros, mas, para mim, foi o melhor ano que tive em termos literários, pois tive a oportunidade de ler muitos clássicos incrível e desfrutar de leituras que levarei para sempre. Acho que há muito mimimi, mesmo. Mas cabe a cada um avaliar o seu próprio comportamento. É um fato dizer que ninguém gosta de ser julgado, então por que julgamos, não é mesmo? Fica aí a pergunta! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justamente, ninguém gosta de ser julgado mas muitos adoram julgar os outros. Cada um tem seu ritmo e não é por isso que o ritmo do outro está errado, são apenas diferentes! :)

      Beijosss

      Excluir
  4. Gente, que coisa ridícula competir entre si pra saber quem lê mais livros. Até onde eu saiba a leitura tem como objetivo ser um passa-tempo (algo que você goste de fazer e que não seja forçado). Abraços

    primaverei.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente o que eu penso! A leitura deve ser um passatempo e algo prazeroso pra si mesmo. Mas infelizmente tenho visto muito dessas comparações ultimamente...

      Beijosss

      Excluir
  5. Eu me apego muito nos livros que leio apesar de não terem sido muitos, séries, animes, mas tudo isso por prazer mesmo não apenas por competição como vc citou que realmente tem gente que faz. Adorei o post. Bjs e boa semana.
    http://vihpaula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A quantidade não importa! O que importa é que você aproveitou cada página lida do seu jeitinho, sem se importar com os outros. :) O mesmo serve pra séries e animes!

      Que bom que gostou, fico feliz :D
      Beijosss, uma ótima semana pra você também!

      Excluir
  6. Oi, Ursulla!
    Um tempo atrás eu fiz uma discussão bem parecida. Do que adianta ler vários livros se a pessoa não consegue absorver todo o conteúdo? Parece que é só uma questão de status.
    Nos últimos dias eu confesso que tenho lido bem pouco, pois, pra ser sincera, estou sem vontade mesmo. Não acho que eu tenho que estar lendo o tempo todo por obrigação; leio quando quero e o que quero.

    Gostei muito do post, parabéns!
    Ah, te indiquei para a Tag 7 coisas, vai lá ver
    http://leitoresforever.blogspot.com.br/2015/02/tag-7-coisas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, muitas pessoas leem correndo só pra ter mais um número no skoob e na estante, sendo que, pra mim, isso não faz diferença nenhuma, já que a pessoa não absorveu nada ou quase nada da leitura. Eu li muito pouco em janeiro porque foquei mais em outras atividades, mas agora estou sentindo um pouco de falta do meu antigo ritmo de leitura, então devo voltar ao normal em fevereiro :)

      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado <3
      E agradeço demais pela indicação à tag também! Achei muito legal e irei responder ainda essa semana! :D

      Beijosss

      Excluir
  7. Concordo. Leio por prazer, não por obrigação. Entro nessas maratonas pra me divertir, tentando cumprir metas, mas acabo nem me esforçando tanto, e nunca cumprindo elas rsrs. Leio bastante, mas porque gosto, não por pressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro maratonas e me divirto muito com elas! Gosto de desafiar a mim mesma e ver até onde consigo chegar, mas sempre por diversão, acho que isso é o que importa! :)

      Beijosss

      Excluir
  8. Hoje em dia a leitura não é tão saboreada como antigamente, hoje muitos leem por número, ou só para dizer que leram! Acho legal você se orgulhar de ler tanto, mais competir? Sinceramente acho desnecessário e infantil, ainda mais aqueles que ficam comparando um livro com o outro e se achando melhor leitor que iytro.
    http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Acho muito legal cada um se orgulhar de suas leituras e ficarem felizes quando conseguem cumprir uma meta tão desejada. Mas competir com os outros é completamente infantil, além de ser uma atitude sem sentido, já que cada um possui sua disponibilidade própria de tempo e vontade.

      Beijosss

      Excluir
  9. concordo com vc! É legal e tudo, mas e a qualidade? ler só por ler eu nem perco meu tempo, adorei o port

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos nem se importam mais com a qualidade da leitura hoje em dia, infelizmente :(

      Fico feliz que tenha gostado <3
      Beijosss

      Excluir
  10. Eu faço uma meta de 50 livros. Mas acho besteira "ah, você leu menos que eu, sua poser" acho ridículo. Kkkkkk Cada um le ao seu ritmo e o quanto quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo com você! :) Cada um se impõe uma meta de acordo com sua disponibilidade, sem se importar com a quantidade de livros lida pelos outros.

      Beijosss

      Excluir
  11. Oii, tudo bem?
    Eu acho meio ridículo essas "competições"...
    Mas essa questão de quantidade x qualidade é bem relativa...
    Eu leio em média de 6 a 8 livros por mês, mas não interfere no meu entendimento e nem na qualidade da leitura...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem sim e com você? :)
      Também acho tudo isso bem chato. Sobre qualidade, acho que cada um tem seu ritmo e a quantidade não diz muita coisa. Existem pessoas que conseguem ler um livro super rápido, mas sem deixar de se aprofundar e aproveitar bastante a leitura. Acho que depende de cada um :)

      Beijosss

      Excluir
  12. Bom eu leio muito, sou uma dessas pessoas que leu mais de 100 livros, rsrsrs... Leio porque gosto e não para competir com ninguém... Leio muito, não por ler correndo, mas por não ficar um só dia sem ler.. Eu gosto mesmo de ler e não consigo ficar sem um livro por perto... Eu tenho muito tempo de sobra entre ir para o trabalho/faculdade/casa pois são muitas horas de ônibus pra lá e pra cá, na verdade acho que umas 4 horas e meia, então já viu.... Aproveito esse tempo pra ler. Não concordo com quem lê para competir com os outros ou coisas parecidas... Acredito que a leitura tem que sem algo que te de prazer e não por obrigação pois assim não tem graça...

    Beijos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho super válido a leitura de vários livros! Só não concordo com quem lê correndo pra "ultrapassar" outros leitores na quantidade de livros lidos, isso pra mim não faz sentido. Sou como você, também leio bastante no caminho entre faculdade/casa, mas às vezes acabo me cansando e fico um tempinho sem ler hahahaha Leitura por obrigação realmente é bem chato :(

      Beijosss

      Excluir
  13. Participo de um grupo no facebook onde esse tipo de comparação é recorrente. O pior é aqueles que leram poucos livros ficam se sentindo péssimos leitores por não terem lido tanto quanto outros. Eu procuro ter sempre uma meta de leitura porque assim me organizo melhor, mas nem por isso vou ficar dizendo que sou melhor leitora, as vezes eu apenas tenho mais tempo que os outros.

    Beijos
    http://coolturenews.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, infelizmente tem gente que realmente se sente mal por achar que não lê o suficiente, mas se pudesse falaria com todos só pra avisar que isso não existe e que o que importa de verdade é que cada um aproveite a leitura da maneira que mais lhe agrade! :) Também gosto de me impor metas, pelo mesmo motivo que você, me organizo melhor com os livros não lidos/desejados assim :)

      Beijosss

      Excluir
  14. Oieee!
    Antes eu participava de maratonas e as vezes tinha como você disse as famosas competições, o povo ficava triste porque leu menos que o outro participante e eu aqui ficava feliz por já ter conseguido ler 3 livros (não tenho muito tempo assim para apreciar escritas ultimamente rs). E sempre tenho aquelas metas de início de ano para ler mais livros, mas sempre acabo errando HAUHAUAHAU. Assim como a Eve falou não vou querer ficar falando que "AHH LI MAIS LIVROS ENTÃO SOU TOP" HAUAUAHAU Não! Adorei essa postagem, para mim foi bem reflexiva :)
    Beijos,
    Um Grande Vício Literário ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre falho nas minhas metas de maratonas HAHAHAHA Mas ainda assim continuo participando porque é muito divertido e eu adoro compartilhar minhas leituras com outros participantes, assim conheço novos livros e fico sabendo o que cada um achou do que leu. Mas realmente, muitos ficam tristes por terem lidos menos, enquanto outros se acham superiores por terem lido mais, só que isso pra mim não importa. O que importa é que cada um aproveitou do seu jeito e se divertiu com as leituras! :D

      Que bom, fico muito feliz que tenha gostado <3
      Beijosss

      Excluir
  15. Oi, tudo bem?
    No final de 2014 o que eu mais vi foi gente querendo competir nas redes sociais quantos livros leram, teve gente até mentindo para sair como o "fodão" da situação e assim como você eu acho que ler mais livros do que o outro não te torna melhor, mas muita gente acha que sim :/ Enfim, gostei muito do post, acho uma bobeira ficarem comparando quantos livros leram, mas todo ano tem isso :c

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, mentir é o cúmulo pra mim :( Não entendo como conseguem fazer isso, acho que leitura é algo tão pessoal. Deveria ser prazeroso pra todo mundo, sem competições bobas.

      Fico muito feliz que tenha gostado do post <3
      Beijosss

      Excluir
  16. Realmente é algo bem relativo. Amo saber quantos livros eu li e melhorar as minhas leituras cada vez mais. Fico triste quando eu leio menos livros do que o outro mês, mas não considero isso uma competição. Também gosto de participar de maratonas, não para me amostrar ao ler mais ou menos e sim para me motivar a ler mais.
    Mas enfim, muito interessante o post.
    Beijos, sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que não, no caso é uma comparação com os livros que você mesma leu no mês anterior. Acho que isso é normal porque sempre queremos ultrapassar nossas metas :) O que eu não concordo é competir com os outros pra ver quem é melhor leitor, pra mim isso não existe! Cada um lê do jeito que pode e se sente confortável. :)

      Obrigada, que bom que gostou! :D
      Beijosss

      Excluir
  17. Eu tenho sempre metas a cumprir. São metas que eu mesma me imponho por não querer ver um monte de livro só guardando poeira na minha estante. Acho maratonas saudáveis pra quem curte (assim como eu ) mas também não gosto muio dessa competição de quem leu mais ou menos.

    Www.dezenoveprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sempre me imponho metas pelo mesmo motivo que você. No meio do ano passado acumulei muitos livros não lidos e decidi que tinha que acabar completamente com essa pilha. Aí comecei a me impor várias metas do tipo "preciso acabar esse livro até o dia tal"... Depois que comecei a fazer isso (e parei de comprar novos livros, claro) consegui diminuir MUITO minha pilha de não lidos! Agora estou finalmente chegando no final <3 Por isso acho metas e maratonas muito legais, só não gosto da comparação mesmo...

      Beijosss

      Excluir
  18. Muitos (muitos!) blogueiros fizeram uma postagem mostrando a quantidade de livros lidos durante o ano. Achava bem legal isso, só que comecei a notar certa competição. Não curti isso, obviamente.

    Acho que cada leitor tem seu tempo, seu ritmo. Ler é o mais importante, pois é uma das melhores coisas que existe nessa vida.

    Já que também prezo pela qualidade, desejo um 2015 repleto de boas leituras.

    Beijos,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, cada um tem o seu tempo e não faz sentido essa competição justamente por isso! Acho que o que importa realmente são boas leituras, independente do tempo que levaram para serem concluídas :)

      Beijosss

      Excluir