quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Resenha - À Espera de Um Milagre (Stephen King)

Título: À Espera de Um Milagre
Autor: Stephen King
Número de Páginas: 400
Editora: Suma de Letras

Avaliação: ✰✰✰✰✰ (5/5)

Vai ser difícil falar desse livro porque foi uma história muito especial pra mim. Completamente diferente do estilo "padrão" do King. Não tem nada de terror neste livro (aos que não gostam do gênero e querem ler King, essa é uma ótima escolha). É um drama que se passa no Bloco E da penitenciária de Cold Mountain, contando a história de Paul Edgecombe, chefe dos guardas deste bloco.

O livro é narrado por Paul em sua fase idosa, quando se encontra em um asilo e decide que irá escrever sobre o ano de 1932, seu último ano de trabalho no Bloco E e também o ano de John Coffey. Mas o que seria esse Bloco E? É o local para onde são enviados os condenados à morte na cadeira elétrica, muito conhecido como Corredor da Morte, mas chamado pelos guardas desta penitenciária de Corredor Verde, devido à coloração do piso. Ao longo da narrativa, conhecemos a história de todos os presos que estiveram no local durante aquele ano (quatro no total), mas John Coffey possui uma história especial. Condenado à morte pelo assassinato e estupro de duas meninas, conhecidas como as gêmeas Detterick, é um homem com mais de 2 metros de altura que, apesar disso, nunca promove o caos (como outros prisioneiros). Está sempre chorando e falando coisas que não fazem sentido. Porém, com o passar do tempo, uma série de coisas acontecem e Paul acaba por descobrir um dom mágico de Coffey: o poder da cura. A partir disso, Paul percebe que todas as atitudes do condenado indicam para uma pessoa extremamente bondosa e de bom coração, sem entender muito da realidade do mundo, mas se esforçando pra ajudar sempre que pode. Considerando tudo isso, se inicia a suspeita de que Coffey, na verdade, não é o culpado pelo assassinato e estupro das gêmeas Detterick, apesar de ter sido encontrado com ambas nos braços, no dia do ocorrido.

Este livro me fez perceber que muitas vezes, pessoas que fazem coisas horríveis podem se arrepender e guardar, no fundo, um bom coração. Não acredito que isso aconteça em todos os casos, muito menos que os culpados não devem ser punidos pelo que fizeram, mas, ao menos, acredito que alguns possam se arrepender verdadeiramente. 

Existem muitas cenas emocionantes ao longo do livro, algumas que te deixam extremamente triste, outras extremamente furioso. Digamos que um dos guardas não costuma colaborar muito pela paz no Bloco E, acredito que todos que lerem o livro irão odiá-lo. Seu nome é Percy, apresentado logo nos primeiros capítulos.

Achei que o King foi MUITO prolixo neste livro, principalmente na primeira metade. Muitas vezes fugindo do assunto, contando histórias que não eram necessárias pro enredo do livro, mas, ainda assim, ao terminar de ler, achei que cada palavra valeu a pena. Só não comece o livro achando que vai ler uma história sobre John Coffey e seus dons de cura (como eu esperava), porque, na verdade, a história é de Paul Edgecombe e ele decide narrar muitas outras cenas, além das que envolvem Coffey.

Por fim, achei o livro muitíssimo bom. Adorei ter essa experiência de ler um drama escrito pelo King, já que estava acostumada com outro tipo de história. Recomendo muito! Impossível não dar 5 estrelas para uma história tão envolvente, amei. 

Filme: Assisti o filme ontem e recomendo muitíssimo também. Claro que o livro é infinitamente melhor, por te mostrar os pensamentos e angústias dos personagens que são imperceptíveis no filme. Algumas cenas são diferentes mas, no geral, o filme é bem fiel ao livro.

28 comentários:

  1. Amo o king tb, a resenha esta
    ótima beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu só vi o fime :\ É um dos meus preferidos, tipo, da vida uasushauh Eu adoro como no filme mesmo aquelas pessoas estando presas, você sabe que elas fizeram algo errado, mas você tem um certo carinho por elas. É uma história emocionante

    http://rotaseis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom demais mesmo, eu amei <3 huahuahua Exatamente! Mesmo sabendo que eles fizeram coisas horríveis, você ainda se apega e se emociona conforme o dia de percorrer o corredor pela última vez se aproxima... É muito tocante, deveria ter lido este livro há muito tempo! hahaha

      Beijosss

      Excluir
  3. Oi, Úrsulla!
    Tenho muita curiosidade para conhecer algum livro do King, mas tenho um certo medinho de terror. Dessa forma acho que À espera de um milagre é o livro perfeito para eu ler. Há um tempo, no meu curso de inglês, meus colegas e professora estavam falando o quão incrível é esse filme e até vimos um trecho dele, em que esse cara ressuscita um ratinho (é assim, né? já não me lembro muito bem, pois faz tempo que isso aconteceu).
    Vou procurar assistir ao filme, talvez não agora, mas ao longos dos próximos meses. E obrigada pela dica do livro, que eu também vou procurar ler.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cris! :)
      Simmm, é assim mesmo HAHAHA lembrou direitinho :) É um filme muito bom também, bem fiel ao livro, apesar de não nos mostrar os conflitos internos dos personagens, por isso que o livro vai ser sempre melhor pra mim <3

      Fico feliz que tenha gostado da indicação :D
      Beijosss

      Excluir
  4. Oiiie
    Eu tenho o livro, pois ganhei de um amigo e morro de vontade de ler, mas ainda não tive oportunidade, deve ser muito bom mesmo ler um drama do Stephen King, todas as resenhas que leio são positivas haha.
    Parabéns, a sua ficou ótima.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-star-wars-o-herdeiro-do-imperio.html?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, leia porque é muitíssimo bom! Impossível não se emocionar ao longo da história <3

      Muito obrigada! :D
      Beijosss

      Excluir
  5. Stephen King é o cara <3
    Terror é o meu gênero favorito e justamente ele é o autor que eu mais admiro. Mas ''À Espera de Um Milagre'' é realmente um livro bem diferente dos que ele costuma escrever. Ainda não li o livro, só vi o filme justamente por esse não ser o gênero de minha preferência. Mas imagino que o livro é tão bom quanto o filme.
    Se não, até melhor.
    Ótima resenha. Beijinhos
    http://ressacamusiliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, te entendo perfeitamente <3 Terror também é meu gênero favorito, mas e adorei esse livro! De qualquer jeito, o filme também é ótimo :D Ainda considero o livro melhor porque nele dá pra perceber todos os pensamentos e conflitos que ocorrem na mente dos personagens, eu acho isso muito bom :)

      Obrigada!
      Beijosss

      Excluir
  6. Não li o livro ainda, acabei vendo apenas o filme, que aliás,eu adorei. É bom ser que o livro supera, pois não era um que eu pensava em ler.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é bem fiel, mas o livro é melhor ainda assim, na minha opinião. Os acontecimentos ficam mais claros e é possível entender melhor os personagens :)

      Beijosss

      Excluir
  7. Ok, vou completamente apaixonada pelo filme. Como não amá-lo? Mas nunca fiquei com vontade de conferir o livro, acho que porque nunca tive interesse em ler King. Fiquei chateada por saber que o enfoque do livro não é o John Coffey e que o autor "enrola" bastante a história. Adorei a sua resenha, parabéns!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível não amar, mesmo <3 Já que não tem interesse em ler King é melhor ficar só com o filme mesmo, porque também é muito bom :D Sim, eu esperava mais John Coffey quando comecei, mas ainda assim me apaixonei pela história :D

      Que bom que gostou, obrigada! :D
      Beijosss

      Excluir
  8. Acho que já assisti o começo do filme, mas devo ter parado com receio de acabar chorando no final.
    Me surpreendeu ter sido o Stephen a escrever. Quero dizer, é totalmente algo que nunca esperaria dele rsrs
    Mas gostei da história do livro, da resenha e da sinopse. Talvez eu leia até o fim do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Sim, é bem diferente do tipo de história que o King costuma escrever, mas continua sendo ótimo <3

      Espero que goste bastante da leitura, caso decida mesmo ler! :D
      Beijosss

      Excluir
  9. Parece ser bem legal este livro, acredito que eu leria algum dia , já assisti um filme com esse titulo A espera de um milagre, será que é baseado neste livro do King?

    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser hahaha Que eu saiba só existe um filme com esse nome e é o que foi baseado no livro :)
      Beijosss

      Excluir
  10. Oie!
    Nossa, eu nunca pensei que existisse algo do King que não fosse terror hahauua
    Eu até queria ler pela curiosidade de tanta gente falar dele, mas não queria ler terror, sabe? Agora tem a solução! De dramas eu gosto, pelo menos. Na verdade adoro!
    Essa cura tem caráter paranormal ou algo do tipo? E o será que foi esse cara mesmo que assassinou e estuprou as meninas? Ele parece ser tão legal, eu não consigo aceitar que ele fez essas coisas :(
    Mas vai saber. As pessoas mudam, e há bondade em cada um. Às vezes, um minuto de insanidade pode nos transformar naquilo que sempre repudiamos, mas ao mesmo tempo tudo de bom que tínhamos dentro de nós não pode simplesmente sumir, né?
    Espero poder ler, ou mesmo assistir o filme pra tirar as conclusões sobre King.
    Beijinhos, Amanda!
    www.expressodenarnia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amanda :D
      Simmm, agora tem a solução! :D A cura tem caráter paranormal sim, mas sobre o resto não vou comentar porque estaria te contando spoiler HAHAH Mas leia, você vai adorar. Ou, caso esteja sem tempo ou algo assim, pode ver o filme que pouquíssimas coisas são mudadas, ele é bem fiel :) Não tão bem aprofundado nos personagens, mas fiel!

      Beijosss

      Excluir
  11. Oii, tudo bem?
    Assisti o filme 2 vezes essa semana, rsrs...
    Imagino mesmo que o livro seja infinitamente melhor, deve ser maravilhoso, o filme é lindo...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem sim e com você? :)
      O filme também é muito bom, realmente. Leia o livro que vai gostar mais ainda :D

      Beijosss

      Excluir
  12. Nossa, eu amo o filme, é um dos meus favoritos, e até hoje lembro o quanto fiquei surpresa ao descobrir que era uma adaptação de um livro do King, porque eu era uma das muitas pessoas que achavam que ele só escrevia terror,rs.
    Mesmo amando o filme, nunca tinha me interessado pelo livro, então amei saber que você o achou infinitamente melhor que a adaptação. E eu também pensei que o foco do livro fosse o Coffey, kkkk
    Talvez eu leia, sem dúvida é um dos poucos do King que eu encararia, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA Sim, muita gente acha que ele só escreve terror, mas tem alguns poucos livros e contos que fogem do gênero, esse é um deles :D
      O livro é melhor porque consegue se aprofundar mais nos personagens, entrar na mente de cada um deles e nos mostrar os pensamentos por trás de cada ato, eu acho isso incrível :D

      Se puder, leia sim, vai gostar! :)
      Beijosss

      Excluir
  13. Então, ainda não li nada dele... Não é muito meu estilo de leitura... Gostei de algumas coisas que você disse na resenha e talvez reconsidere ler esse livro...

    beijos
    colecionando livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Ursulla, tudo bem?
    Kingggggggggg <3 Eu nunca li nada dele, acredita?! Só assisti o filme "Carrie - A Estranha" o mais atualizado, e o pessoal disse que não gostou muito desse (acho que foi lançado em 2014, não me recordo muito bem). Gente, adorei seus comentários e pensei na parte do proxlixo e depois quando tu falou que tudo valeu a pena, nossa, que escrita desse cara viu?! HAHAHAHA. Essa capa é linda, a premissa me conquistou e Deus do céu adorei teus comentários ♥
    Beijos,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim e com você? :)
      Ahhh, leia porque você vai amar <3 Eu, particularmente, amo esse remake de Carrie, mas sei que tem muita gente que não gosta hahaha Eu achei que os efeitos ficaram bem legais e gosto da atriz, então pra mim foi ótimo :D

      Huahuahuauh fico muito feliz por você ter gostado dos pontos que comentei, muito obrigada <3

      Espero que consiga ler logo e goste tanto quanto eu *-*
      Beijossss

      Excluir