terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Resenha - A Maldição do Cigano (Stephen King)

Título: A Maldição do Cigano
Autor: Stephen King
Número de Páginas: 287
Editora: Suma de Letras

Avaliação: ✰✰✰✰✰ (5/5)

Antes de começar a resenha, só vou explicar porque o título do livro está diferente na capa. Na última edição do livro, publicada pela Suma de Letras, o título sofreu uma pequena mudança e passou a ser chamado apenas de "A Maldição", ao invés de "A Maldição do Cigano", porém, como muitos conhecem apenas pelo título anterior, decidi manter pra facilitar o reconhecimento do leitor :) De qualquer jeito, o livro é o mesmo, só muda este pequeno detalhe.

Bom, o personagem principal deste livro é William Halleck, mais conhecido apenas como Bill ou Billy. Halleck possui uma esposa (Heidi), uma filha (Linda) e um grande problema: está excessivamente acima do peso. Certo dia acaba por sofrer um acidente de carro, atropelando e matando uma senhora cigana. Graças a alguns contatos, Halleck não é considerado culpado e, ao sair do tribunal no dia do julgamento, encontra com um velho cigano de nariz carcomido que toca em seu rosto e diz apenas "mais magro". No dia seguinte, Bill tem uma grande surpresa: emagreceu um quilo, apesar de continuar comendo como sempre e não praticar exercícios. A partir disso, a cada dia que passa a perda de peso aumenta e Bill começa a ficar muito assustado. Depois de diversos exames não encontrarem o motivo para a perda de peso repentina, alegando sua saúde estar normal, Bill se convence de que recebeu uma maldição do cigano. Depois de algumas descobertas e da contínua perda de peso, ele se convence de que precisa fazer algo antes que acabe morrendo. Assim, decide ir até os ciganos para que retirem sua maldição.

Um dos motivos para que eu ame a escrita do King é o fato de ele conseguir te fazer sentir os mesmos temores e dores dos personagens. Neste livro, você se imagina o tempo inteiro no lugar de Billy, correndo contra o tempo, tentando reverter a situação antes que seja tarde demais.

Não me apeguei tanto ao personagem principal, mas gostei bastante de sua filha, apesar desta não ser muito explorada na obra, e de outro personagem secundário que aparece na metade final do livro e eu não vou citar para não atrapalhar a leitura de ninguém.

Para aqueles que gostam de tudo muito bem explicado e de saber o motivo de todos os acontecimentos do livro, talvez esta não seja a história ideal pra vocês. Muitas explicações ficam em aberto para a sua dedução ou imaginação própria. Eu não sou o tipo de pessoa que me importo com este tipo de "problema", a menos que seja algo crucial para o entendimento da história, então pra mim não houve problema algum.

Como a maioria dos finais do King, acredito que vão ter aqueles que amaram e os que odiaram. Eu, mais uma vez, estou no grupo dos que adoraram HAHAHA

Anteriormente, este livro foi publicado sob o pseudônimo de Richard Bachman, então, se procurarem as edições em inglês (Thinner), ainda será possível encontrar algumas edições antigas sob este pseudônimo. O livro é muito bom e curto, sendo uma boa história também para aqueles que desejam começar a ler King!

32 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Nunca tive a oportunidade de ler livro do King, ouço muitas pessoas falarem bem dos seus livros e você pelo jeito ama neh?! rsrs
    Eu fiquei interessada pelo livro porque você disse que ele deixa muitas coisas em aberto para nós mesmo imaginar e eu gosto de livros assim, amo criar minha próprias imaginações rsrs. Vou colocar este livro na minha lista de leitura.
    Beijos :)
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo sim e com você? :)
      Sim, eu amo! HAHAHA Fico feliz que tenha gostado, é um livro bem legal :D
      Beijosss

      Excluir
  2. Olá Ursulla!
    Nunca tinha visto antes este livro, confesso que gerou uma certa curiosidade, pois eu acredito em coisas assim "Ciganos", (coisas do tipo) e adoraria ler e saber como a historia se fechou, como ele conseguiu quebrar a maldição.
    Abraços!!!
    http://anerdologia.blogspot.com.br/

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! :D É muito interessante mesmo, em certas partes do livro tive vontade de dar uma espiada no final pra saber como acabava HAHAHA Mas consegui me controlar :)

      Beijosss

      Excluir
  3. Quero muito começar a ler as histórias de King. São sempre muito elogiadas e tem aguçado minha curiosidade :)
    Gosto quando as descrições e a narrativa nos faz sentir como se estivéssemos na trama do livro, deixa tudo mais real e marcante. Gostei muito da sua resenha, soube explicar direitinho do que se tratava a história e o melhor: sem spoilers kkk
    Abraços

    www.dezenoveprimaveras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece porque são ótimas mesmo! Só cuidado porque quem começa normalmente não quer parar nunca mais! HAHAHAHA King é mestre nestas descrições, às vezes até exagera um pouco, mas eu adoro mesmo assim! Que bom que gostou, fico feliz :D Sempre escrevo resenhas sem spoiler pra não atrapalhar a leitura de ninguém... Caso precise comentar sobre algum ponto do livro que seria spoiler, eu aviso antes. :)

      Beijosss

      Excluir
  4. Amooooo esse escritor, mas esse livro ainda não tive oportunidade de ler,
    adorei sua resenha, já entrou para minha lista de favoritos,
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mais uma fã de King <3 Leia porque você vai adorar, é muito bom e é super rápido por ser fininho em comparação às outras obras do autor. :)

      Beijosss

      Excluir
  5. Nunca li nenhum livro dele (uma vergonha???), mas achei bem interessante a história do livro, e também gostei da tua resenha! Quais outros livros dele você me indica? Abraços!

    primaverei.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu acho que um dos melhores pra se começar a ler King é O Iluminado. Não apenas por ser o "clássico" do autor, mas porque a história é incrível mesmo! Meu favorito de todos os tempos é IT, recomendo demais... Só que pra quem nunca leu nada dele, acho que o tamanho do livro pode assustar um pouquinho HAHAHA De qualquer jeito, se você estiver acostumada a ler livros grandes, IT é maravilhoso! Mas O Iluminado é menor e também é uma leitura incrível :)

      Beijosss

      Excluir
  6. "uma boa histórias para começar a ler King" - isso tem a ver comigo, que sou muito curiosa para conhecer suas obras, apesar de temer um pouco o terror. Confesso que quase queria ter essa maldição de emagrecer sem esforço #fechaessaboca. Enfim, o livro me parece interessante e a resenha está bem legal!

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA Eu amo histórias de terror, são meu ponto fraco na hora de escolher a próxima leitura! Também queria, mas por apenas 2 dias HAHAHA Depois de ler o livro fiquei até um pouco mais satisfeita com o meu próprio peso.

      Que bom que gostou da resenha! :D
      Beijosss

      Excluir
  7. Ola.
    Ainda não nada do Stephen mas ouço falar muito bem dos livros dele, estou com "Dr Sono" na lista para o desafio literário de outubro vamos ver o que eu acho.
    Gostei bastante da premissa deste livro,para muitas pessoas seria uma bênção essa praga do cigano kkkk, mas tudo que vem em excesso não é bom né?
    Bjs,seguindo o blog.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Com certeza, nada em excesso é bom HAHAHA Doutor Sono parece ser muito bom também mas ainda não li. De qualquer jeito está na lista para ser uma das minhas próximas leituras! Deve ter resenha no blog ainda este mês ou em março no máximo :)

      Obrigada! :D
      Beijosss

      Excluir
  8. Sempre quis ler King, e a cada resenha sinto mais vontade, uma pena que eu nunca consiga!
    Adorei a resenha !
    Beijos
    http://cheireiumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, um dia você começa a ler, aí depois não vai querer mais parar! HAHAHA É muito bom!

      Fico feliz que tenha gostado da resenha :)
      Beijosss

      Excluir
  9. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada desse autor, mas tenho muita curiosidade em conhecer alguma história dele. Fiquei um tanto incomodada com a pequena mudança que fizeram no nome do livro, os fãs não devem ter gostado muito, né? kkk E achei muito bacana da sua parte colocar o título anterior para facilitar para o leitor. Bom, quanto a história em si do livro, eu a achei muito interessante, ainda não tinha lido nada sobre esse livro e a sua resenha me deixou animada, espero ter oportunidade de ler esse livro e sentir os temores dos personagens e conhecer esse tão bem falado autor o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem sim e com você? :)
      Não sei quanto a todos os fãs, mas pra mim não mudou muita coisa porque eles não alteraram completamente o título e eu amei a nova capa, então compensou HAHAHAH Mas com certeza algumas pessoas não devem ter gostado! Fico feliz que tenha gostado da resenha, espero que goste muito da leitura também. :D

      Beijosss

      Excluir
  10. Não sei se leria um livro dele. Vi o conto N e passei dias pensando naquilo, eu sentia que estava enlouquecendo rsrs sei lá, isso não é pra mim.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente não curte o estilo mesmo, é normal :)

      Beijossss

      Excluir
  11. Oii, tudo bem?
    Nunca li nenhum livro do King mas tenho vontade, já assisti filmes baseados em obras dele e adoro!
    Coloquei esse na lista de vou ler no skoob pra não esquecer...é tão difícil achar livros dele em sebo e em livrarias é tão caro! Vou procurar pelo pseudônimo...rs
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo ótimo e com você? :)
      Os livros do King são realmente muito caros, mas consigo encontrar alguns em promoções por um preço mais razoável. Acho que a primeira publicação em português já foi sob o nome de Stephen King, então acho que só encontraria sob o pseudônimo em inglês mesmo :( Mas se ficar de olho dá pra encontrar promoções em lojas online! :D

      Beijosss

      Excluir
  12. oi ursula, ele é um autor otimo, se ele tivesse um romance beeem meloso seria o meu preferido 'haha porque gosto de historias detalhadas e q seja romance por favor <3
    ursula me visite tambem:
    gilvaniaevans.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, Infelizmente romance meloso não é o forte do King, mas tem algumas história de drama! :)
      Clarooo, irei visitar agora!

      Beijosss

      Excluir
  13. Ola, é uma história diferente isso de maldição do cigano e como vc disse ao mesmo tempo dá pra se imaginar na situação do personagem na história fiquei muito curiosa pra saber do final. http://vihpaula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem diferente sim, achei a história bem legal! :)
      Beijosss

      Excluir
  14. Bom eu nunca li nada do autor porque realmente não é meu estilo... Mas quem sabe encare algum livro dele, pode ser que acabe gostando...

    beijos
    colecionando livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas pessoas não curtem esse tipo de livro mesmo, vai muito do gosto de cada um :)
      Beijosss

      Excluir
  15. Eu li "Carrie, a estranha" do autor e posso dizer que também amo a forma que o autor faz com que sintamos a agonia do personagem. É tudo muito real. Sou fã do King, lendo apenas um dos seus livros!

    Nossa, que cigano malvado! E que maldição, heim? Aposto que ele ficou feliz nos primeiros dias, mas depois a preocupação deve ter batido.

    Beijos,
    Karina do blog Eu e Minha Cultura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carrie é muito bom também! Não é um dos meus preferidos, mas gostei bastante quando li :D Essa característica dele é boa demais, ne? hahahaha

      Com certeza, depois de um tempo a preocupação foi só aumentando HAHAHA

      Beijosss

      Excluir
  16. Sou louca para ler os livros do Stephen King. Esse livro me deixou bem curiosa, parece ser o tipo de livro que eu vou gostar.
    Adorei a resenha ♥

    xoxo
    paperdream-s.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, os livros dele são maravilhosos <3 Alguns melhores que outros, claro. Mas em sua maioria eu gosto bastante :D

      Fico feliz que tenha gostado <3
      Beijosss

      Excluir